terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sebrae avalia sustentabilidade em pequenos negócios

Uma sondagem realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) junto a empresários do segmento de pequeno porte revelou que a maioria desconhece o conceito de sustentabilidade, embora desenvolvam ações que mostram sua aplicação no cotidiano das empresas.

De acordo com a pesquisa, apesar de 58% dos empresários afirmarem não ter conhecimento sobre o tema, na prática, entre 61% e 80% já realizam algum tipo de ação sustentável, como controle de consumo de energia, água e papel, coleta seletiva e tratamento de resíduos tóxicos, tais como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tintas.

“Hoje, sustentabilidade é um diferencial de competitividade em todo o mundo, principalmente sob o aspecto do marco legal, já que as certificações de qualidade são requisitos para aquisição de produtos ou contratação de serviços”, diz o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

E cada vez mais, observa o diretor, os consumidores estão mais seletivos e exigem produtos e serviços sustentáveis, ou seja, ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis.

Grande parte dos empresários – pode-se afirmar – responde de forma proativa e até intuitivamente às demandas do mercado. A maioria dos empresários (72%) considera que devem atribuir um alto grau de importância ao meio ambiente, enquanto apenas 17% acreditam que esse grau de preocupação deve ser médio, seguido por 6% (baixo) e 5% (que não souberam responder).

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário