quarta-feira, 13 de julho de 2011

Teresina-PI aposta na incineração para baixar custos

Guedes: incinerar é a solução

O secretário de Meio Ambiente da prefeitura de Teresina-PI, Deocleciano Guedes, sugeriu a incineração do lixo hospitalar como uma alternativa aos altos custos do gerenciamento de resíduos na capital.

De acordo com Guedes, a administração pública local gastou, no ano passado, o equivalente a R$ 50 milhões com coleta e destinação final de resíduos, o dobro da arrecadação com o IPTU, que girou em torno de R$ 25 milhões.

Deocleciano Guedes afirmou ainda que o alto valor tem como principal vetor o lixo hospitalar gerado por clínicas e hospitais particulares da região, que ainda deixam sob responsabilidade da administração pública os resíduos gerados.

Para a vereadora de Teresina, Teresa Britto, a incineração seria uma ótima alternativa tanto para a rede particular quanto para a rede pública de saúde. “A incineração será um avanço porque vai eliminar muito material hospitalar com grande capacidade de contaminação que antes era jogado no aterro. Da forma como era feito antes havia uma grande possibilidade de contaminação tanto do lençol freático através do solo, como dos catadores de lixo que trabalham no aterro”, afirmou a vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário