quinta-feira, 14 de julho de 2011

UFPE cria programa de destinação correta de medicamentos

A iniciativa de alunos da Universidade Federal de Pernambuco pode ser um exemplo a ser seguido em todo o Brasil. Os estudantes do curso de Farmácia criaram um programa para coletar medicamentos fora do prazo de validade diretamente nas casas dos moradores e destinar para empresas de incineração.

De acordo com o coordenador do programa, Davi Santana, a prática pode evitar o descarte indevido dos medicamentos e proteger o meio ambiente, além de evitar que os remédios sejam consumidos por catadores. “Existem duas razões principais. A primeira é proteção da saúde humana, [para evitar] a reutilização desses produtos por pessoas inadvertidas. E a outra é a questão do impacto ambiental porque medicamentos são resíduos químicos, podem ser desde hormônios a antibióticos, e podem contaminar desde lençóis freáticos até peixes”, afirma.

Depois da incineração, já na forma de cinzas, o material é levado para um aterro sanitário em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.“Casos essas cinzas sejam classificadas como um resíduo que ainda é perigoso, elas voltam para a etapa inicial. Se ela é classificada com um resíduo comum, não existe nenhum aspecto que possa trazer perigo para o meio ambiente ou para os seres humanos”, afirma a engenheira ambiental Camila Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário